Será que você está pronto para ter um negócio?
A partir da minha percepção de contadora, que convive diariamente com dezenas de empresários, neste artigo te conto o motivo de muitos não conseguirem manter suas empresas por vários anos ou muitas vezes não chegando nem mesmo no seu segundo ano de existência.
Um fato bem simples: as empresas fecham porque os empresários não se preparam.
Cuidar de um CNPJ, de uma empresa, de um negócio… envolve trabalhar muito, desenvolver sua oratória, aprender a gerenciar equipe, aprender o mínimo de contabilidade e burocracia, aprender a se comunicar melhor, saber sobre vendas, finanças, sobre o seu produto como um todo, aprender sobre os concorrentes e outras coisas que vão ir aparecendo durante a sua jornada.
Nem todas as pessoas estão prontas para ter filhos, concorda?
Então eu digo que nem todas as pessoas estão prontas para cuidar de uma empresa.
E esse é o principal motivo que muitas empresas fecham: não é NADA romântico ter uma empresa, é bem difícil, estressante e você terá que sair da sua zona de conforto. Exatamente da mesma forma como é ter um filho.
É gratificante? Sim, demais, porém até chegar nesse ponto você terá que se desenvolver em áreas que nem imagina.
A primeira sensação que trago é a seguinte: eu acredito que você não deve ficar mal se o seu negócio não der certo, simplesmente é muito romantizado o que é ser empresário hoje em dia, e se você não conseguir dar conta de tudo isso, está tudo bem.
Lidar com todo estresse que uma empresa gera não é nada fácil e eu sempre digo que nasci com o dom que tenho e mesmo não sendo uma opção lógica eu não tenho como fugir do meu dom.
Empresários ficam 24 horas pensando no seu negócio. E eu me incluo nisso. Nós não conseguimos nos desligar da empresa nunca.
Muita gente entra no mundo empresarial porque tem preguiça de trabalhar firme em empresas e acha que a motivação de trabalhar vai surgir no momento que tiver um negócio próprio. Mas na verdade a pessoa só tem preguiça mesmo e não gosta de trabalho.
E a pior parte é aqueles que acham que abrindo uma empresa tudo vai magicamente se transformar em motivação. Eu conheço diversas empresas que vivem esse sonho mágico, mas que eu sei que é insustentável porque essa escolha é muito dolorosa.
Uma dica para você empresário:
Separe sua semana em % para se dedicar a todas as aptidões que falamos no início do artigo e que são de extrema importância para o desenvolvimento do seu negócio.
Entenda que cuidar do financeiro e do marketing, tem a mesma importância de você aprender sobre oratória e sobre gestão. Em algumas fases da vida do negócio algumas áreas terão maiores percentuais de relevância do que outras na sua semana, mas você precisa olhar para todas as áreas sempre.
Diariamente eu faço reuniões com diversas pessoas que culpam o mundo por seus negócios não darem certo, mas a verdade é que aquela pessoa foca apenas em uma área de conhecimento e não foca em todo o ciclo que está conectado.
Afinal, o que importa você ter o melhor produto do mundo se você não consegue nem gerir uma equipe? Não adianta, se for apenas você para fazer tudo na sua empresa, uma hora terá um limite de capacidade produtiva e dessa forma a sua empresa nunca irá crescer.
Então, empresárias, se permitam em todas as áreas possíveis, foquem no seu desenvolvimento, afinal, cuidar de você é também cuidar do seu negócio.