Inspiração - Apple
Não é de hoje que a Apple, uma das maiores empresas do mundo, serve de inspiração para muitos negócios.
Um momento de transformação/inspiração na história da empresa foi em 1996, quando os produtos não estavam vendendo bem e faltava clareza nos seus processos. Nessa época, a Apple escapou por pouco da falência, em que passou por uma reestruturação estratégica e inovações promovidas por Steve Jobs. Assim, finalmente teve a oportunidade de se tornar o que é hoje: uma das maiores empresas do mundo.
Para isso, Jobs compreendeu o que o público queria, precisava e, principalmente, o que esperavam. Assim criou dispositivos como o iPod, o iPhone e o iPad, que revolucionaram o mercado de tecnologia. Essa foi a virada de chave para a Apple se reerguer.
Para essa mudança, o principal foi Jobs ter pensado em novas maneiras de agregar valor para os seus consumidores, alinhando a inovação aos seus produtos com a necessidade do público correto. Aqui, inovação não se trata apenas de tecnologia. Inovar é fazer diferente do esperado no mercado, para assim se diferenciar dos concorrentes e se tornar referência por isso.
Nesse sentido, a qualidade está diretamente ligada à experiência do cliente como um todo e com o aperfeiçoamento contínuo dos seus produtos e serviços. E nisso a Apple sempre se destacou, mantendo o status premium dos seus produtos e um atendimento diferenciado. Portanto, o objetivo não deve ser só atender às expectativas do cliente, mas superá-las, para conquistar a fidelização, a confiança e a satisfação dos seus clientes.
Hoje em dia, infelizmente, a maioria das pessoas não está acostumada com a excelência e muitos empresários fazem apenas o que precisa ser feito, não o que os clientes esperam que seja feito.
Por isso, seja acima da média, saia do padrão, faça além do básico bem feito e seja você também uma empresa parâmetro de qualidade.