O que esperar do seu contador?
Nesse texto conversaremos sobre as obrigações de ser empresário e consequentemente qual é a obrigação de um contador contratado.
Afinal, ambos têm responsabilidades nesta relação e para que ela funcione precisa existir regras.
Sempre quando um empresário contrata a Nsa Cont + fazemos uma reunião inicial para saber mais sobre ele e sobre a sua empresa. Esse primeiro contato serve também e, principalmente, para orientar como são os processos e quais são as responsabilidades que a Nsa Cont + assume e quais serão do empresário.
Uma situação muito comum e que acontece com certa frequência é estes empresários chegarem e nos dizerem a famosa frase: "eu não sei o que meu contador faz". Ou ainda pior: "eu não sabia que devia fazer isso."
Então, afinal, o que é responsabilidade do empresário e o que é responsabilidade do contador?
Eu acredito que o principal é: no momento em que você se torna empresário você tem a obrigação de assumir uma postura como tal, o que inclui assumir todas as responsabilidades e deveres de se ter um CNPJ e buscar por bons profissionais – como contadores, advogados, administradores – que te ajudem a cuidar dessa empresa.
Ter um CNPJ é como ter um filho. E você não deixa qualquer pessoa cuidando do seu filho, certo? Se você contratar uma pessoa que não confia 100% para cuidar do seu filho e acontecer algum problema com ele, quem irá sofrer as consequências? Você ou a pessoa? Então...
É você que vai ter prejuízos! Por esse motivo você precisa confiar de forma incondicional no seu contador.
Para entender melhor o que estou dizendo, vamos fazer uma analogia básica:
Existe uma grande diferença quando você terceiriza e quando você delega um serviço, certo?
Quando você terceiriza, está pedindo para uma pessoa fazer o que você não tem qualificação e nem capacitação para realizar, como por exemplo, profissões como dentista, veterinário, contador, advogado e tantas outras.
E qual o principal pilar dessa relação? Confiança. Sabe por qual motivo? Porque se o veterinário estiver fazendo algo errado você não tem como saber realmente, simplesmente porque você não teve o estudo e tempo necessários para saber sobre aquilo.
Ou seja, se o seu contador está fazendo algo errado você não tem como saber. Você precisa confiar que ele cuidará da sua empresa da melhor forma possível.
Se você deixar uma pessoa que não confia cuidar da sua empresa, seja por valores irrisórios ou qualquer outro motivo, terá que aceitar que está correndo muitos riscos. E depois, qualquer erro que vir a acontecer terá que assumi-los, pois foi você que escolheu e deixou tudo na mão desse profissional.
Você sabe: não tem como contratar um serviço de R$ 20,00 por mês e ter o melhor serviço e experiência possível. Isso não existe. E você, empresário, deve assumir a responsabilidade de não ter contratado o melhor serviço para a sua empresa.
Então, a partir de agora vamos considerar que você confia 100% no seu contador.
Esse profissional tem a responsabilidade de te entregar todas as declarações corretamente, conferir todos os documentos e, principalmente, te orientar de como cuidar da melhor forma da sua empresa.
É responsabilidade do contador te passar essas orientações, de como você cuida e administra o seu negócio e quais são os documentos necessários que você precisa enviar mensalmente para a sua contabilidade.
A partir do momento que o contador te passou todas as informações, a responsabilidade mensal se torna de ambos novamente:
Do empresário, que precisa fazer o que foi instruído pelo seu contador.
E do contador, que em posse dos documentos que você enviar para sua contabilidade tem a obrigação de conferir, te orientar em caso de algum equívoco e entregar as declarações de forma correta e pontual.
Assim como quando vamos em um médico, se ele orientar que você precisa tomar um remédio todos os dias, é você quem precisa fazê-lo. O médico não pode e não vai tomar esse remédio por você. O mesmo acontece com a relação empresário-contador: você é quem precisa passar os documentos e as informações necessárias para o contador realizar o seu trabalho.
A responsabilidade é de ambos.
Por isso, o principal pilar dessa relação é a confiança. Você precisa confiar no seu contador e o seu contador precisa confiar em você para saber que as informações que você passa estão todas conforme a realidade e as instruções que foram passadas.
Vejo muita gente apenas reclamando dos serviços, tanto contadores reclamando dos empresários, que não fazem o que precisa ser feito, quanto dos empresários reclamando dos contadores.
Mas o fato aqui é: os contadores tem a responsabilidade de passar as informações e as orientações para esses empresários. Afinal, nunca ninguém ensinou absolutamente nada sobre o mundo empresarial e burocrático para essas pessoas. E os empresários precisam se conscientizar que burocracia faz parte do negócio tanto quanto ter bons resultados nas vendas.